Descrição
Para a trefilação dos fios metálicos destinados à construção, o fio máquina de aço, com baixo teor em carbono, é geralmente decapado por dobra e, em seguida, laminado nas roldanas, corrugadas ou não.
Certos fios podem ser trefilados nas mesmas condições de preparação de superfície.
Os fios destinados à armação para concretagem são trefilados em muito alta velocidade a partir de fios cuja preparação de superfície é muito puxada, com um revestimento de superfície (Gama TS) não reagente aplicado.
Características
O lubrificante destinado à aplicação de laminação a frio deve assegurar:
- a lubrificação nas roldanas,
- o deslizamento do fio no cabrestante
- uma superfície de fio relativamente limpa, compatível com a solda.
O lubrificante destinado à trefilação deve assegurar um baixo residual.
Aplicações
Para a laminação, os lubrificantes utilizados são pós, à base de sabões, aplicados durante o processo de trefilação. A boa performance dos sabões implica que a granulometria do pó seja suficientemente fina para garantir:
- um bom poder lubrificante e de cobertura do fio
- uma grande durabilidade onde o pó de sabões se mistura com a carepa, que se solta do fio, podendo ser úmida.
Recomendamos o uso de escovas em espiral CONDABRUSH© depois da dobra para eliminar ao máximo a carepa residual, para minimizar a poluição dos pós utilizados.
Para a trefilação, os lubrificantes utilizados são pós diferentes, adaptados às condições de deformação: velocidade, redução de seção, sistema de resfriamento, etc...
A indicação adequada para esses pós, adaptados aos equipamentos utilizados, será apresentada por nossa equipe técnica através de uma simples solicitação.